sábado, 9 de outubro de 2010

NOVAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO-ARTES

Tema
Origami
Objetivos
1. Conhecer a técnica do Origami.
2. Desenvolver a concentração e atenção através do trabalho manual.
3. Incentivar a troca de idéias e cooperação entre os alunos.
4. Incentivar a sociabilidade entre crianças de diferentes meios através da troca de informações.

Descrição
Este projeto encontra-se na área de Artes deste site.
O projeto pretende levar os alunos ao conhecimento e familiarização com a técnica do Origami, valorizando as atividades manuais com materiais simples.

Atividades -Origami na Web
Primeira Etapa: (cada escola separadamente)

Introdução. Navegar pelo site base e pelos sites de apoio, com o objetivo de estabelecer um primeiro contato com o tema.
1. Conhecer a origem e história do Origami.
2. Fazer as dobraduras sugeridas no site base, nos sites de apoio e nos livros.
3. Testar e criar novas dobraduras.
4. Montar oficinas para ensinar a técnica a outras turmas da escola. 5. Trocar com as escolas parceiras os conhecimentos pesquisados e as novas dobraduras criadas.
6. Utilizar as dobraduras para enfeitar os diversos ambientes da escola.
Dicas para os professores

1. No trabalho de Matemática use o Origami para o estudo de frações, avaliando, por exemplo, em quantas partes se divide o papel, se as porções marcadas são equivalentes etc. E a construção de sólidos geométricos é um importante recurso para o estudo da Geometria.
2. Para a área de Comunicação e Expressão, use as dobraduras criadas como tema para redações, poesias, peças de teatro.
3. É interessante também fazer o registro, coletivo ou individual, das etapas do projeto.
4. Em História e Geografia é possível trabalhar com mapas, localizando onde surgiu a técnica e pesquisar sobre a cultura oriental e suas influências no ocidente.
Atividades Extras

1. Visita a exposição, se houver alguma no momento.
2. Contato com alguém que trabalhe com Origami para ir à escola e participar da oficina ou do trabalho com os livros.

Cronograma - Origami na Web

Este cronograma é apenas uma sugestão. Cada professor deverá adequá-lo às suas possibilidades.

Etapas

1. Primeira semana
Atividade 1

2. Segunda semana
Atividades 2 e 3

3. Terceira semana
Atividade 4

4. Quarta semana
Atividade 5

5. Quinta semana
Atividade 6



Sites de Apoio

CJB
Cultura Japonesa (Origami)
Passatempo

Autor do Projeto
Míriam Lerner e Ana Claudia Martinez Pinheiro

















Tema
História da Moda (roupas)
Objetivos
1. Promover a aproximação das crianças com a história das vestimentas das diferentes civilizações.
2. Ampliar o conhecimento global dos alunos.
3. Incentivar o desenho e a capacidade de criação.
4. Estimular a pesquisa de temas na Internet.
Descrição
Este projeto encontra-se na área de Artes deste site.
O projeto consiste no estudo das fases da moda (pré-história até os tempos atuais) e na exposição de desenhos organizada pelos alunos.

Site Base
História da moda Moderna à Contemporânea
Museu da Moda


Atividades - Vestindo a História
Atividades

Introdução. Navegar pelo site base e pelos sites de apoio, com o objetivo de estabelecer um primeiro contato com o tema.
1. Estudar as roupas utilizadas em diferentes épocas e civilizações.
2. Assistir a trechos de filmes em sala de aula e discutir as características das roupas utilizadas pelos personagens, sempre localizando a época e a região em questão.
3. Localizar na Internet os sites dos filmes vistos em sala de aula.
4. Após assistir os filmes indicados promover a elaboração de desenho de um personagem da época escolhida por cada aluno (detalhando o figurino) e a formulação escrita de comentários das roupas utilizadas na época escolhida. Porém, no desenho, deverá haver um "erro escondido", um detalhe de outra época misturado ao figurino adequado.
5. Enviar os desenhos e comentários feitos pelos alunos para a escola parceira. Ao receber os desenhos, os alunos deverão identificar o "erro" existente naquele figurino e explicar por que está errado.
6. Promover uma segunda elaboração de desenhos baseada na visão de cada aluno de como seria um "figurino do futuro".
7. Enviar o material realizado pelos alunos para a Equipe do Celeiro expor no site. Caso a escola tenha seu próprio site e queira abrigar o trabalho dos alunos, poderá enviar ao Celeiro apenas o endereço do link para ser colocado na página do projeto.
8. Organizar exposição dos desenhos e comentários na própria escola.
Dicas para os professores

1. As aulas de Artes podem ser aproveitadas para a execução dos desenhos, utilizando diferentes técnicas: lápis cera e de cor, aquarela, colagem etc.
2. Com alunos mais velhos é possível traçar um painel histórico com as informações mais relevantes de cada época e civilização, que certamente ajudarão a explicar os usos e costumes das mesmas.
3. As questões geográficas, como o clima, por exemplo, devem integrar e complementar o painel.
Atividades Extras

1. Visita a biblioteca de moda do SENAI (São Paulo e Rio de Janeiro) 2. Convidar um professor de história da moda ou história da arte de alguma faculdade para dar uma palestra para os alunos.

Sites de Apoio

Disney
Cinderela
Moda Brasil - Tribos
Grandes Nomes da Moda Brasileira



Tema
Reciclagem de papel
Objetivos
1. Promover a conscientização sobre a necessidade da reciclagem para a preservação do meio ambiente e de sua importância como alternativa econômica.
2. Capacitar os alunos para o processo de reciclagem do papel com diferentes texturas e cores.
3. Desenvolver o trabalho cooperativo entre alunos e escolas.
4. Incentivar a troca de experiências entre crianças de diferentes meios sociais através de mostras de trabalhos.
5. Valorizar o uso do papel reciclado no ambiente escolar.

Descrição
O projeto pretende incentivar a reflexão sobre a importância da reciclagem do papel e o conhecimento de novas formas de utilização do material reciclado.

Site Base
Cavalcanti


Atividades -Reciclando
Atividades

Introdução. Navegar pelo site base e pelos sites de apoio, com o objetivo de estabelecer um primeiro contato com o tema.
1. Conhecer a história do papel.
2. Conhecer o processo de fabricação do papel e suas conseqüências para o meio ambiente.
3. Preparar uma campanha para coleta de papel na escola.
4. Pesquisar sobre métodos de reciclagem e usos do papel reciclado.
5. Coletar, selecionar e reciclar o papel.
6. Elaboração de trabalhos com papel reciclado.
7. Trocar informações sobre a campanha com outras escolas.
8. Registrar o processo sob a forma de redações, cartazes, histórias em quadrinhos, músicas etc.
9. Preparar uma mostra dos trabalhos e dos registros e convidar outras escolas a visitarem.
Dicas para os professores

1. O trabalho de Comunicação e Expressão pode ser enriquecido com a organização da campanha de divulgação do projeto na escola: é possível trabalhar as diferentes linguagens para cartazes, palestras, convites etc.
2. Além disso, o registro do processo vai exigir capacidade de síntese e seleção de informações relevantes. Outra sugestão é a elaboração conjunta de questionários para entrevistar pessoas envolvidas com a reciclagem.
3. A Matemática será fundamental na pesagem e seleção do papel coletado, estimativa de resultados a longo prazo e cálculo do material necessário ao longo do ano: caixas de coleta, cartazes etc. A elaboração de tabelas é outra atividade importante para o sucesso do projeto, colocando a comunidade escolar a par do andamento da campanha e disponibilizando informações interessantes, como o tempo de decomposição dos diversos materiais que se joga no lixo.
4. Conhecer o processo de transformação da matéria prima em papel, o impacto ambiental causado pela sua produção e pelo acúmulo de lixo é tarefa para as aulas de Ciências.
5. Em Estudos Sociais vale ressaltar a importância da reciclagem como alternativa econômica e o surgimento de novas profissões ligadas a ela. As aulas de Artes devem apresentar as diferentes formas de se reciclar e os usos possíveis para o papel reciclado, utilizando técnicas como o papier maché.
Atividades Extras

1. Visita ou contato com fábrica de papel para coleta de informações.
2. Visita ou contato com cooperativas de catadores ou trabalhadores autônomos.
3. Visita ou contato com organizações que façam reciclagem.
4. Exibição de vídeos com informações sobre reciclagem.


Cronograma - Reciclando

Este cronograma é apenas uma sugestão. Cada professor deverá adequá-lo às suas possibilidades.

Etapas

Um ano letivo, para que haja a continuidade da ação e ela não se esgote após a 1ª coleta. As atividades de reciclagem podem se repetir durante o ano, aproveitando-se cada uma para experimentar novas técnicas. As turmas responsáveis devem ficar com a incumbência de apresentar o projeto às turmas subsequentes.



Sites de Apoio

Facepa
Casa Brasil
Fapeal
Educar
Caritas

Autor do Projeto
Míriam Lerner e Ana Claudia Martinez Pinheiro


























Tema
Vida e obra de Cândido
Objetivos
1. Conhecer o artista e o contexto histórico de suas obras.
2. Despertar a curiosidade e o gosto pela arte.
3. Ampliar os conhecimentos gerais dos alunos.
4. Promover atividades artísticas baseadas nas obras estudadas.

Descrição
Este projeto encontra-se na área de Artes deste site.
O Projeto visa ao conhecimento da vida e obra de Portinari, através do estudo de alguns trabalhos e de atividades de artes relacionadas a eles.

Site Base
Candido Portinari

Atividades -Portinari na Sala de Aula
Primeira Etapa: (cada escola separadamente)

Introdução. Navegar pelo site base e pelos sites de apoio, com o objetivo de estabelecer um primeiro contato com o tema.
Apresentar aos alunos algumas telas do artista, perguntando se eles já viram alguma daquelas obras,
se sabem quem pintou, quando foram feitas, que assuntos retratam etc.
2. Organizar os alunos em grupo para pesquisarem sobre o artista, via Internet ou utilizando material impresso, levantando dados biográficos.
3. Confeccionar cartazes com o material pesquisado para a sala ou mural da escola.
4. Propor aos alunos a seleção de algumas obras, classificando-as por temas: brincadeiras infantis,
paisagens do interior, retratos, cenas de retirantes, trabalhadores rurais etc.
5. Organizar os alunos em grupos de modo que cada um se encarregue de estudar detalhadamente as obras classificadas pelos temas: perceber detalhes repetidos, cores mais usadas, elementos presentes em
situações atuais ou que não se observam hoje em dia, ambientações específicas, tipos de traços etc.
6. Propor aos alunos a preparação de materiais lúdicos baseados nas obras estudadas: quebra-cabeças,
jogo dos sete erros, olho vivo, palavras cruzadas, caça-palavras etc.
7. Enviar o material produzido para as escolas parceiras, registrar e trocar as impressões sobre os trabalhos apresentados.
8. Trabalhar as diferentes técnicas artísticas - desenho, pintura, colagem, escultura, maquete - fazendo
releituras das obras estudadas ou trabalhos semelhantes aos do artista.
9. Organizar uma exposição virtual dos trabalhos de desenho, pintura e colagem, com a participação das
escolas parceiras.
10. Organizar uma exposição de todos os trabalhos na própria escola, cuidando que cada um tenha o
registro do processo.
11. Promover apresentações sobre o artista e sua obra para outras turmas da escola, aproveitando o material lúdico produzido.





Dicas para os professores

1. Aproveite o teor social da maioria das obras de Portinari para fazer um painel histórico-geográfico, enfocando questões como a seca, condições de trabalho no campo, diferenças dos ambientes do campo e da cidade, brincadeiras antigas e modernas.
2. É de suma importância que os alunos registrem suas pesquisas e impressões sobre o trabalho, sob a forma de redações, textos coletivos, murais, pequenos textos explicativos. Incentive-os a procurar nos jornais e revistas as indicações de exposições e mostras de arte e até mesmo produzir um pequeno guia com sugestões de programas culturais.
3. É possível explorar de forma bastante rica as aulas de Educação Artística: experimente apresentar uma obra e pedir que os alunos reproduzam-na com outro material - lápis cera, aquarela, colagem etc. Outra atividade interessante é apresentar partes diferentes de uma mesma obra, coladas sobre folha branca e sugerir que os alunos as continuem.
4. Também é possível reproduzir uma obra de maneira tridimensional, através de maquetes ou esculturas.
Atividades Extras

1. Assistir a vídeos sobre o artista.
2. Visitar museus ou mostras que apresentem obras do artista.

Cronograma - Portinari na Sala de Aula

Este cronograma é apenas uma sugestão. Cada professor deverá adequá-lo às suas possibilidades.

Etapas

1. Primeira semana
Atividades 1, 2 e 3

2. Segunda semana
Atividades 4 e 5

3. Terceira semana
Atividades 6 e 7

4. Quarta semana
Atividade 8

5. Quinta semana
Atividades 9 e 10

6. Sexta semana
Atividade 11



Sites de Apoio

Candido Portinari - Obras
Casa de Portinari

Autor do Projeto
Valmir Soares Azevedo e Ana Caludia Martinez




Tema
Interpretação de obras de arte de artistas famosos
Objetivos
1. Levar os alunos a um contato mais próximo com obras de arte famosas e seus criadores
2. Incentivar o gosto pela arte
3. Desenvolver o senso crítico e a criatividade dos alunos
4. Promover a integração entre alunos de diversas escolas

Descrição
Este projeto encontra-se na área de Artes deste site.
Criação de histórias baseadas em obras de artistas famosos que pintaram belos quadros.

Site Base
Artemanhas

Atividades - Se os quadros falassem...
Atividades
1. Pesquisa de artistas famosos da pintura mundial
2. Pesquisa de obras de arte interessantes produzidas pelos artistas pesquisados e seleção e quadro (um por aluno)
3. Elaboração de textos sobre o quadro escolhido, tendo como base a frase "Se os quadros falassem...", ou seja, o texto deve uma "fala" do quadro, como se ele fosse um ser animado
4. Intercâmbio dos quadros escolhidos, acompanhados dos textos produzidos entre os alunos da turma
5. Inscrição dos participantes na lista de discussão do Celeiro de Projetos, preferencialmente com um endereço de e-mail por turma
6. Intercâmbio dos quadros escolhidos, acompanhados dos textos produzidos entre todos os alunos participantes do projeto, através da lista de discussão do projeto
7. Envio dos resultados para publicação no Celeiro de Projetos
8. Exposição dos trabalhos em evento na escola
Atividades Extra

1. Realizar na escola um concurso ou uma exposição de obras de arte feitas pelos próprios alunos
2. Promover visitas a museus e galerias de arte

Dica para o Professor

1. Ao contrário do que muitos pensam, obras de arte de diferentes estilos e de variados artistas podem ser admiradas por pessoas das mais diversas faixas etárias, inclusive crianças. O gosto pela arte normalmente não nasce da noite para o dia. É preciso conhecer, tocar, compreender e interpretar... E a escola é um espaço ideal para plantar esta semente. Há muito a ser explorado em obras de arte; mais ainda a ser levado para as salas de aula. Partindo delas, é possível criar mil e uma atividades, em várias disciplinas, e não somente em Artes. Por isso, professor, aproveite o momento para dar um cenário diferente a suas aulas. Os artistas agradecem o reconhecimento! E, quem sabe, seus alunos serão futuros artistas...

Cronograma - Se os quadros falassem...

1. Primeira semana
Atividades 1 e 2

2. Segunda semana
Atividades 3 e 4

3. Terceira semana
Atividades 5 e 6

4. Quarta semana
Atividades 7 e 8


Sites de Apoio


Museu de Arte Moderna – Rio de Janeiro
The Museum of Modern Art – New York
Musée du Louvre – Paris

Autor do Projeto
Renata Pires Portell

Tema
Festas escolares
Objetivos
1. Promover a integração da escola com a comunidade
2. Trabalhar questões relacionadas a organização de eventos, como cronograma, planejamento, organização, cooperação, dentre outros
3. Comemorar alguma data específica que tenha relevância para aquele determinado grupo

Descrição
Este projeto encontra-se na área de Artes deste site.
Organização de eventos na escola.

Site Base
Portal EduKbr

Atividades - É festa!
Atividades
1. Debater com as turmas temas de festas que estejam de acordo com o ambiente escolar;
2. Dentre os temas sugeridos, realizar votação para escolher um único tema;
3. Eleger representantes das turmas envolvidas para representá-los nas reuniões;
4. Reunir os representantes para definir objetivos, cronograma, material necessário e tudo o mais que for necessário;
5. Preparar o ambiente da festa, incluindo espaço, ornamentação, divulgação e outros;
6. Realizar o evento;
7. Encaminhar resultados para o Celeiro de Projetos;
8. Montar mural expondo fotos do evento;
Atividade Extra

1. Elaboração de um guia prático para realização de futuras festas a serem realizadas na escola.

Dica para o Professor

1. É preciso explorar ao máximo o potencial dos alunos na participação neste projeto, já que este envolve cooperação, organização, planejamento, interação e muita diversão. Através de uma festa, muito do aspecto cultural pode ser resgatado e trabalhado em sala de aula, dando sentido tanto ao tema quanto à realização da festa.


Cronograma - É festa!

1. Primeira semana
Atividades 1, 2 e 3

2. Segunda semana
Atividade 4

3. Terceira semana
Continuação da atividade 4

4. Quarta semana
Atividades 5 e 6

5. Quinta semana
Atividades 7 e 8



Tema
Origami de objetos e animais voadores
Objetivos
1. Desenvolver habilidades matemáticas através do lúdico;
2. Desenvolver habilidades artísticas através desta arte japonesa;
3. Promover a união dos alunos na produção das histórias e na promoção da exposição.

Descrição
Este projeto encontra-se na área de Artes deste site.
Oficinas de dobradura de papel (origami) para produção de histórias e exposição na escola.

Site Base
Portal EduKbr


Se você deseja imprimir esta janela, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção imprimir (ou print).
Atividades - Vôo de papel
Atividades
1. Pesquisa em livros e Internet sobre a arte japonesa origami;
2. Prática de origami de formas diversas, das mais simples às um pouco mais complexas;
3. Pesquisa em livros e Internet sobre animais e objetos que voam;
4. Divisão da turma em grupos;
5. Sorteio de animais e objetos que cada grupo reproduzirá em origami;
6. Prática de origami das formas escolhidas;
7. União dos grupos para produção coletiva de história envolvendo os animais e objetos produzidos;
8. Montagem de maquete com os animais e objetos produzidos a ser exposta na escola;
9. Fotografia dos resultados para envio ao Celeiro de Projetos.
Atividades Extra

1. Produção de outros origamis, à escolha da turma.
2. Substituição do tema deste projeto (vôo) por outros que despertem a criação de novas formas em origami.

Dica para o Professor

1. Esta milenar arte japonesa, sem sombra de dúvidas, é algo de muito interessante que pode ser realizado com os alunos. Os objetos, dependendo do estímulo do professor, podem ganhar vida, assumir papéis, receber nomes, transformando a brincadeira de dobrar papéis numa peça teatral que pode ser encenada dentro e fora da escola. Os alunos, de agora em diante, são os artistas!

Sites de Apoio


Nova Escola
Super Japan
Nippo
Centro Diffusione Origami
Oru Kami
Origami Matemático

Autor do Projeto
Renata Portella de Moura




Tema
Diversos tipos de arte típicos na América
Objetivos
1. Despertar nos alunos o gosto pela Arte;
2. Aprimorar nos alunos a capacidade de observação e interpretação de obras de arte;
3. Estimular a criatividade através da produção de arte em suas diversas manifestações.

Descrição
Este projeto encontra-se na área de Artes deste site.
Diversos tipos de arte que se destacam na América, mais especificamente na América do Sul.

Site Base
Portal EduKbr


Se você deseja imprimir esta janela, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção imprimir (ou print).
Atividades - Arte da América
Atividades
1. Pesquisa em livros e Internet sobre as diversas manifestações artísticas existentes, salientando as mais comuns;
2. Pesquisa em livros e Internet sobre a arte desenvolvida na América, com foco na América do Sul;
3. Seleção dos países da América do Sul mais expressivos artisticamente;
4. Divisão da turma em equipes de trabalho, de modo que cada equipe cuide de um dos países pré-selecionados;
5. Produção de réplicas ou exemplares inspirados nas obras consultadas;
6. Exposição dos objetos em vernissage na escola;
7. Envio de resultados ao Celeiro de Projetos, para posterior publicação no site;
Atividade Extra

1. Visita a museus na cidade.

Dica para o Professor

1. Trabalhar arte com os alunos é sempre um desafio! Não só pelo despertar de um olhar muitas vezes escondido, mas pelo despertar de uma criatividade e ousadia capazes de talvez transformar alguém até então comum em um artista em potencial. Com um pouco de orientação, zelo, capricho e dedicação, novos artistas, não importa a idade, podem surgir!




Sites de Apoio

Museo Virtual de Artes El Pais
Instituto Arte das Américas
Museos de Buenos Aires
Museu de Arte Contemporânea de Caracas
Museu de Arte de São Paulo
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Museu Nacional de Belas Artes

Autor do Projeto
Renata Portella de Moura





Tema
Criação e confecção de objetos misteriosos
Objetivos
1. Estimular a criatividade;
2. Trabalhar diversas formas de confecção de objetos através de conhecimentos de artes plásticas;
3. Trabalhar a produção de texto através da prática de produção coletiva;
4. Aplicar conhecimentos matemáticos utilizando aparelhos de medida.

Descrição
Este projeto encontra-se na área de Artes deste site.
Criação e confecção de objetos misteriosos utilizando os mais diversos tipos de material, inclusive sucata

Site Base
Portal EduKbr


Se você deseja imprimir esta janela, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção imprimir (ou print).
Atividades - Objetos Misteriosos
Atividades
1. Pesquisa em livros e Internet sobre sucata e confecção de objetos;
2. Planejamento dos objetos a serem confeccionados, buscando como resultados objetos não-convencionais, isto é, misteriosos;
3. Mutirão para coleta de sucata;
4. Confecção dos objetos propriamente ditos;
5. Apresentação dos objetos em sala;
6. Criação de texto coletivo, buscando relacionar diversos objetos numa mesma história;
7. Exposição das histórias e objetos na escola;
8. Envio de resultados ao Celeiro de Projetos, para posterior publicação no site.
Atividade Extra

1. Confecção de objetos convencionais também utilizando sucata como matéria-prima.

Dica para o Professor

1. Neste trabalho, a criatividade tem papel importantíssimo, já que é esperado que os alunos reconheçam objetos convencionais que poderiam ser criados, mas que confeccionem objetos misteriosos, estranhos num primeiro olhar. Acompanhar este processo de criação e orientar os alunos em suas escolhas é tarefa sua, professor! Além disso, pode ser divertido também relacionar vários objetos numa única história, que deve ter mistério, esquisitices e muita diversão!





Sites de Apoio

Nova Escola
Arte de Sucata
Sérgio Canale
Educarede

Autor do Projeto
Renata Portella de Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário