segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Notícias da hora

Os professores e alunos estão mobilizados para escreverem artigos com o objetivo de enriquecimento tanto pessoal como coletivo. Aguardem , em breve.

domingo, 19 de setembro de 2010

1.1. Objetivo da intervenção

1.1.1. Objetivo geral

Reunir a comunidade escola e pais para analisar e propor soluções para a indisciplina, elaborando as sanções dentro do ECA cabíveis no Regimento Interno da Escola .


1.1.2. Objetivos específicos

a) Levantar com a equipe escolar , dados das principais situações de indisciplina cometidos pelos alunos dos três turnos.
b) Buscar parceria com os país com vistas a diminuilção do quadro atual indisciplinar.
c) Focar a discussão na origem da indisciplina promovendo a cultura da paz na escola.
d) Estudar as sanções para o Regimento Interno com pais e comunidade escolar bem como o Conselho escolar dentro das legislações existentes.
e) Atualizar as sanções disciplinares no Regimento Interno[ .





1.2. Justificativa
A indisciplina é causa maior das doenças ocupacionais do professor. Como conseqüência a escola enfrenta o absenteísmo por parte desses profissionais, que se ausentam cada vez mais da escola.
Cresce também o número de atestados médicos.
É erro grasso em Regimentos internos situar regras morais e convencionais como se fossem sinônimas. As morais merecem mais atenção e as convencionais são oriundas do andamento do trabalho. Ex. Não mentir é uma regra moral. As regras convencionais são a negociação para essa regra moral-não mentir-.
Faz-se necessário sempre avaliar a real gravidade da transgressão, já que esta suscita conflitos que as vezes aparentam indissolubilidade.
A gestão democrática então vem respaldar a prática do ouvir o outro, dialogar com os conflitos estabelecidos, fortalecer os conselhos escolares, criar o grêmio estudantil, líderes de ala e implementar as reuniões de pais buscando neste clima parcerias com a comunidade.
A conquista da autoridade e não do autoritarismo, com o saber e o respeito ao aluno parece ser bastante plausível neste universo.


1.1. Perfil da comunidade de entorno

A comunidade é participativa, aceita os convites para reunião. A escola abre as portas para a comunidade e algumas atividades são aplicadas dentro do espaço da escola como; capoeira e reuniões. A Unidade conta com apoio de voluntários inclusive ex-alunos.
O padrão de moradia segue o das casas bem populares e outras com padrão abaixo das classes populares. Os bairros têm infra estrutura deficiente sendo essas áreas dominadas pelo tráfico com toque de recolher em algumas ruas e ás vezes no bairro inteiro.
A polícia não consegue dar segurança a esses bairros colocando as pessoas em situação de vulnerabilidade. O transporte também é precário e muitos são velhos e já bastante depredados. Existe1 posto de saúde no Vale das Pedrinhas e 1 no Nordeste de Amaralina mas não supre a demanda pois oferece serviços precarizados[M1] .

[M1]
1.1. perfil dos estudantes

Alunos oriundos dos bairros do Nordeste de Amaralina, Santa Cruz e Vale das Pedrinhas com déficit nutricional em situação de risco com faixa etária entre 10 e 20 anos no diurno. No noturno é aplicada a modalidade EJA, atendendo a comunidade carente desses bairros. Os alunos são de classe popular alguns vivendo nos bolsões de pobreza do Vale das Pedrinhas em situação de risco.Em sua maioria são evangélicos e católicos ,mas há alunos das religiões das matrizes africanas, e espíritas.Apresentam grandes dificuldades de aprendizagem principalmente na modalidade EJA no noturno. A deficiência na leitura e na escrita,é constante principalmente nas séries iniciais , nas associações e inferências bem como na dificuldade de localizar-se no tempo e espaço pela deficiência na aprendizagem do uso do pensamento espaço-temporal e nas operações básicas e problematizações pelo mesmo aspecto que o do pensamento espaço-temporal, o lógico –matemático[M1]

[M1]
1.1. estrutura física da escola

A Unidade Escolar dispõe de 14 salas de aula , 01 Auditório, 01 sala de leitura, 01 laboratório de informática, 01 laboratório de Ciências, 01 sala para direção, 01 sala de vice direção, 01 secretaria, 01 coordenação,01 sala de professores, 01 cozinha, 01 depósito para merenda,01 almoxarifado, 01 arquivo inativo,01 área coberta, 01 mini quadra de esportes,01 sala para oficina de rádio escola 06 sanitários disponíveis para professores e funcionários , 06 sanitários para alunos.
1. Caracterização da escola
Quadro 1 – Dados cadastrais da unidade escolar[M1]
Unidade escolar
COLÉGIO ESTADUAL ALFREDO MAGALHÃES
Endereço
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Telefones
Tel:32400362 -33461347
E-mail
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Cadastro no MEC/Inep
29189080
Autorização de funcionamento
Criação:Portaria:24/04 /83-D.Oficial:11/02/83-Código 0418
Classificação IDEB
2.6
Modalidades de ensino
Ensino Fundamental de 5ª à 8ª série / Tempo Formativo II e III, Eixos Temáticos IV, V, VI e VII, Ciclo III e IV
Turnos: Matutino/ Vespertino /Noturno
Quantitativo de alunos
997